Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Advogado Criminal (Direito Penal)

Divulgação de notícias e de opiniões sobre questões de interesse para a área criminal do Direito.

Advogado Criminal (Direito Penal)

Divulgação de notícias e de opiniões sobre questões de interesse para a área criminal do Direito.

04.Mar.19

Recusa do Juiz.

Pedro Miguel Branco
RECUSA DO JUÍZ MOTIVO SÉRIO E GRAVE RELACIONAMENTO PESSOAL  "I – Não merece tutela, para efeitos de por em causa a imparcialidade do Juiz, o simples receio ou temor de que o juiz já tenha algum conhecimento prévio relativamente ao “thema decidendum”, ou tenha tomado partido a favor de uma das partes, em detrimento da outra, em decisão judicial, pois será sempre de exigir a demonstração de motivo de especial gravidade que possa gerar desconfiança sobre a imparcialidade (...)
25.Fev.19

Violência doméstica - prova.

Pedro Miguel Branco
  VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Auto de notícia como prova. "I. O auto de notícia, enquanto documento intra processual, cuja fé não foi elidida em juízo faz prova no que diz respeito aos factos presenciados pelos agentes da autoridade, sem necessidade da sua leitura em audiência, e, no caso, foi concatenado com a restante prova, como claramente se vê da fundamentação da decisão, pelo que foi o mesmo correctamente valorado. II. O quadro fáctico provado demonstra que o arguido praticou (...)
28.Dez.18

Não pagamento da pensão de alimentos (crime previsto no artigo 250º Código Penal).

Pedro Miguel Branco
  O não cumprimento da obrigação de pagamento da pensão de alimentos constitui crime. Consagra assim o artigo 250º do Código Penal (Violação da obrigação de alimentos): 1 - Quem, estando legalmente obrigado a prestar alimentos e em condições de o fazer, não cumprir a obrigação no prazo de dois meses seguintes ao vencimento, é punido com pena de multa até 120 dias. 2 -A prática reiterada do crime referido no número anterior é punível com pena de prisão até um ano ou (...)
23.Dez.18

Crime de Perseguição - Falha da Assembleia da República.

Pedro Miguel Branco
Mais uma vez a Assembleia da República legislou à pressa e sem ter na sua posse todos os elementos, nomeadamente estudos e pareceres jurídicos.   As consequências são dramáticas para quem é atingido por este tipo de criminalidade.   Os Advogados, Juízes e Procuradores devem ter um papel mais interventivo e fundamental na tomada de decisões quanto a alterações legislativas.   "Sempre que é detido um suspeito do crime de perseguição, também conhecido como "stalking", o (...)
11.Dez.18

Inconstitucionalidade - artigo 400.º, n.º 1, alínea e), do Código de Processo Penal.

Pedro Miguel Branco
Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 595/2018 Diário da República n.º 238/2018, Série I de 2018-12-11 "Declara, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade da norma que estabelece a irrecorribilidade do acórdão da Relação que, inovadoramente face à absolvição ocorrida em 1.ª instância, condena os arguidos em pena de prisão efetiva não superior a cinco anos, constante do artigo 400.º, n.º 1, alínea e), do Código de Processo Penal, na redação da Lei (...)
08.Ago.18

Bombas de carnaval - arma proibida.

Pedro Miguel Branco
  BOMBAS DE CARNAVAL - CRIME DE DETENÇÃO DE ARMA PROIBIDA.   Sumário:Uma bomba de carnaval de categoria 2 constitui um engenho pirotécnico de arremesso carecendo a sua detenção e utilização de autorização e, a sua falta constitui o crime p.p pelos artºs 2º nº5 al. af) e ag) e 86º1 d) do RJAM (Lei 5/2006 de 23/2 e subsequentes alterações).  Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 11 de Julho de 2018 (...)
16.Jul.18

Acidentes com comboios. Ilegalidade clara.

Pedro Miguel Branco
  "Há investigações a acidentes com comboios por concluir há 12 anos. Existem 41 investigações a acidentes de comboios por concluir em Portugal. A mais antiga refere-se a um choque entre um comboio e um carro, ocorrida há 12 anos, na Linha do Oeste, próximo de Leiria. Nestes casos incluem-se 20 descarrilamentos à espera de conclusões do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Ferroviários (GPIAF), integrado no Ministério do Planeamento e das Infraestruturas."   Em Jornal de Notícias. (...)
05.Jul.18

Legítima defesa (atropelamento).

Pedro Miguel Branco
  "I - Age num quadro de legítima defesa própria e de terceiro (o seu filho de dois anos), o condutor que em resposta a uma agressão iminente de uma pessoa, encapuçada, que lhe apontava uma pistola e que acabara de cometer um roubo, avança em frente com o veículo que tripulava, colhendo essa pessoa que se colocou na frente do veículo, a fim de o imobilizar.   II- Ainda que se deva concluir tratar-se de uma legítima defesa putativa, em virtude da arma apontada pelo peão (...)
03.Abr.18

Prisão efectiva (após a prática reiterada do mesmo crime).

Pedro Miguel Branco
Cidadão condenado onze (11) vezes pela prática de crimes de condução sem habilitação legal.   "I – Elucida o Professor Jorge de Figueiredo Dias in Direito Penal Português, As Consequências Jurídicas do Crime, (§ 500) que, “o tribunal só deve negar a aplicação de uma pena alternativa ou de uma pena de substituição quando a execução da prisão se revele, do ponto de vista da prevenção especial de socialização, necessária ou, em todo o caso, provavelmente mais (...)